images

Tipos de vidro, temperado, diferenças

Postado em: Dicas

Quais tipos de vidro e suas utilidades

 

Os vidros fazem parte da decoração e do projeto de casas e apartamentos. Eles são geralmente escolhidos a partir das necessidades do ambiente e também conforme o gosto do cliente.

De acordo com o modo como são instalados, eles auxiliam na amplitude, reflexão, segurança, controle acústico, eficiência energética e também fatores estéticos.

São variados os tipos de vidro que existem no mercado e cada um deles possui características e finalidades. Para não errar na hora da compra, contamos com dicas de Claudia Mitne, diretora de marketing da empresa GlassecViracon, especializada em vidros.

Os tipos de vidro

Os vidros são usados tanto nas construções, quanto nas decorações. Uma das características dele é a versatilidade, já que vidros podem ser usados para funções distintas.

  • Vidro comum: também chamado do vidro float, é de composição básica, por isso recebe esse nome, antes de receber tratamentos. Feito a partir da mistura entre elementos como areia, potássio, sódio, magnésio, entre outros, pode ser incolor, verde, fumê e bronze. Serve para a criação de todos os outros tipos de vidro e é o mais barato;.

  • Vidro laminado: é um dos tipos mais populares do mercado. É formado por duas camadas de vidro comum com uma fina película entre as duas, feita de resina ou PVB cuja função é impedir  estilhaçamentos. Sua aplicação acontece quando a situação requer melhor desempenho acústico e segurança. É comumente colocado em fachadas, varandas, coberturas e pisos. Claudia Mitne explica que esse vidro oferece maior proteção contra os raios UV e amplas possibilidades estéticas.

  • Vidro temperado: é o vidro de segurança. Reforçado após o vidro comum passar pelo processo de têmpera, torna-se o mais resistente e seguro do mercado. Ao quebrar, não forma cacos pontiagudos e cortantes, mas sim arredondados. Pode apresentar diferentes formas e detalhes, feitos antes do processo de aumento da resistência. É geralmente aplicado em portas e vitrines;

  • Float temperado: é o vidro comum após os primeiros processos de têmpera. É utilizado em janelas, portas, boxes de banheiro, paredes decorativas, fechamento de sacadas, pisos, escadas, entre outros;

  • Vidro aramado: é um tipo impresso e translúcido. Contém uma espécie de grelha metálica que segura o vidro em situações de quebra. Seus índices de segurança e resistência ao fogo são altos. Pode ser usado em coberturas, guarda-corpos e divisórias;

  • Vidro impresso: conhecido também como vidro fantasia é uma das composições do vidro aramado, mas pode ser utilizado à parte. É translúcido e pode possuir uma ou ambas as faces com desenhos e texturas impressas. É utilizado em portas, divisórias, paredes decorativas, tampos de mesas, cubas de vidro e em instalações autoportantes;

  • Outros tipos: jateado, utilizado em cabines fechadas, pois não permite que se veja o que há do outro lado; acidado, para fins estéticos em decorações; craquelado, vidro laminado que é utilizado para gerar um visual diferenciado na decoração; serigrafado, aplicado em portas, janelas e paredes decorativas; reflexivo, presente em fachadas, boxes de banheiros, portas, janelas e sacadas.

Algo comum a todos os tipos de vidro é o cuidado que se deve ter com a espessura, pois ela é importante e deve ser calculada com base na função das dimensões do caixilho a ser instalado, onde será aplicado, a carga de vento que receberá e também o volume local. Deve manter sempre a limpeza, com água e sabão neutro.

Qual tipo de vidro é o mais adequado às suas necessidades? Não se esqueça de deixar um comentário!

SEU MUNDO TRANSFORMADO PELO DIGITAL A comunicação da sua marca precisa ser constantemente repensada. Afinal, o seu cliente está atento as transformações promovidas pela web e, principalmente, pelas redes sociais. Por isso, ter presença online tornou-se tão importante quanto um endereço. Nós, da agência Superlativa, estamos sempre atentos às novidades do mundo virtual para que o seu site e sua marca destaquem-se com sucesso na era digital.

Comentários

Deixe seu comentário